Você sabe o que é um Blend de Ervas?

Você sabe o que é um Blend de ervas? A gente explica.

Vocês sabiam que o termo blend não é exclusivo da área de ervas? Usamos o termo blend para nomear a junção de determinados ingredientes no intuito de criar um novo produto. Na medicina ayurvédica já se faziam blends há mais de 3000 mil anos atrás. Porém, não utilizavam o termo que pode ter traduções variadas, como: mistura, mix, junção, entre outros. A famosa massala da Ayurveda nada mais é que uma mistura de diversas especiarias que juntas formam um blend aromático e extremamente apreciado e que tem seu uso na culinária indiana. Há enólogos que fazem blends de algumas uvas viníferas de uma região específica para chegarem em uma composição que harmoniza com pratos regionais. Existem blends de carne para produção de hamburgueres artesanais, cuja junção das diferentes carnes traz um sabor diferenciado e inovador aos pratos.

Mas, na Fitoterapia, porque misturamos ingredientes e damos o nome de blend de ervas? Antes de responder essa questão, é necessário enfatizar que não é simplesmente misturar de tudo um pouco. Para ser um tea blender é necessário estudo, tanto dos compostos químicos das plantas, quanto da intenção que se deseja atingir. Um exemplo que dou aos alunos é o famoso chá 30 ervas usados no emagrecimento. Como fitoterapeuta meu coração tem micro infartos quando vejo alguém comprando um quilo deste composto para emagrecer. Isso porque nessa mistura há duas ervas com um componente chamado glicosídeos antraquinônicos que aumentam o peristaltismo e seu uso a longo prazo já demonstrou causar problemas graves, que vão desde exames de imagem do reto alteradas e escurecidas, quanto flora intestinal destruída por trabalhar desligada da máquina chamada corpo humano.

Pensamos nos blends da Mei Mei um a um e trabalhamos no que nós fitoterapeutas chamamos de, efeito comitiva, que é quando uma planta serve de escalada para a atuação de outra planta e, como efeito, usamos todos os benefícios de uma, duas ou três plantas para atingir o objetivo desejado. Ok, mas e se eu quiser tomar o chá só por tomar, como alimento? Bom, desde que entendemos o mundo como ele é, você pode e deve tomar chás com a intenção de hidratação, como substituto de bebidas industrializadas e maléficas ou como um drink em dias quentes. Mas, isso não retirará os benefícios inerentes às plantas, pois elas existem e são estudadas por especialistas e vem ganhando destaque, seja como life style ou por pessoas que apreciam comida de verdade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *