Camomila: Dicas de Conservação

“A camomila, na mitologia nórdica era consagrada ao deus Baldur – divindade da justiça e da

sabedoria – e, quando colhida no dia de São João, a data da sua festividade, era dotada de um poder

curativo especial “

Fonte: Busca Seeds

 

Como fazemos para conservar a Camomila.

Há tempos planejava sentar e escrever sobre uma erva especial usada em vários de nossos blends, a

camomila. Em muitas feiras que participamos, pessoas que produzem travesseiros com ervas me

perguntavam como eu fazia para ela não criar bichinhos. Bom, não sabia a resposta, pois

não havia acontecido comigo. Sempre conservo as ervas em embalagens bem lacradas em

prateleiras espaçosas, longe do calor e da luz. Porém, quando fui comprar de um fornecedor uma

grande quantidade, fui alertada que ela estraga com

facilidade se mal conservada. Toda erva necessita ficar em local arejado e longe da luz solar. Por isso,

pesquisamos uma embalagem hermética com ziplock para vender nossos blends. Entretanto,

mesmo com as orientações da vendedora, a mesma foi enfática dizendo que com o tempo, a própria

camomila desenvolveria bichinhos e que seu consumo deveria ser rápido. Segunda ela, é natural da

camomila desenvolver esses bichinhos. Poxa, que chato isso, né? Há uma lista imensa em um site de

reclamações sobre haverem comprado chá de camomila e todos estarem com bichinhos. Pois é meu

povo, não tem jeito, a camomila naturalmente irá desenvolver bichinhos se demorarem para

consumi-la. Por isso que em todos os blends que usamos esse ingrediente, deixamos os pesos por embalagem com cerca de 50g a 60g da

mistura. O consumo se fará mais rapidamente, evitando o surgimento dos indesejados bichinhos.

Em nossa empresa, não compramos essa erva em grandes quantidades e sim aos poucos para

evitar o armazenamento da erva por longo período. Uma outra dica importante é que a camomila

não deverá ser colocada em recipientes que incidam luz, como vidros ou potes plásticos e, em

recipientes que deixem o ar entrar. Nossas latinhas, por exemplo, conservam bem outras misturas,

mas as que possuem camomila fatalmente serão propicias para o desenvolvimento dos danadinhos

e fofinhos besouros. Portanto, ao comprar nossos blends que possuam essa erva

preciosa, calmante, anti-inflamatória e cicatrizante, mantenham-na na embalagem original, sempre

lacrando o ziplock quando pegarem a quantidade desejada e consumam-na em até 3 meses.

25 comentários em “Camomila: Dicas de Conservação

  • Olá! A camomila que comprei criou algo parecido com um “dente de leão”. O hosto e o aroma seguem os mesmos. Eh normal? Posso seguir consumindo?

    • Olá Eduardo,

      Acredito que haja alguma mistura na sua camomila. Nunca aconteceu aqui conosco de ela criar algo como dente de leão. Quando compramos ervas a granel, pode acontecer de vir alguma mistura a depender de onde compramos. Acho que é o caso de avaliar.

      Um abraço.

  • Preparei o chá de camomila pra minha nora que estava mal do estômago e vomitando mas só percebi que havia bichos no pacote no dia seguinte. Esse chá que ela tomou fará mal a ela ou a quem tomou inadvertidamente? Grata pela atenção.
    Arlete

    • Olá Arlete,

      Fique tranquila. Nada vai acontecer com sua nora. O caruncho é da próprio planta. Apenas fique atenta no armazenamento da camomila. Se for muito velha, está na hora de renovar o estoque. Se é nova e já está com bicho, isso quer dizer que o armazenamento não está sendo feito corretamente. Armazene longe de fontes de calor e luz, ok? Um abraço.

    • Olá Terezinha,

      O melhor lugar para guardar as ervas é em latas ou em pacotes que não deixem entrar luminosidade. E não é necessário colocar na geladeira, ao esfriar muito a erva, ela pode perder as propriedades. O ideal é que fique em temperatura ambiente, longe de fonte de calor. Pode ser no mesmo local em que você guarda as comidas secas da sua casa (armário da cozinha, por exemplo). Um abraço e bom chazinho.

    • Olá Deivid,

      Depois de descartar as ervas do chá, para ter benefícios das ervas, você deve tomar o chá em até 24 horas. Após isso, dificilmente o chá apresenta propriedades, porém, ainda assim é uma bebida agradável. Não recomendamos tomar o liquido passado 48 horas. Nesse calor, um chá gelado vai muito bem. Portanto, você pode colocar na geladeira sim, ou usar gelo para resfriá-lo. Nunca aqueça o chá duas vezes. Para melhor aproveitamento, recomendamos tampá-lo ao colocar na geladeira. Um grande abraço.

  • Olá tenho uma grande quantidade de camomila faz pouco tempo que comprei e deu bichinhos como faço para tirar os bichinhos ou perdi tudo ja ?

    • José, os bichinhos são da camomila mesmo. Possivelmente está em embalagem transparente, né? Coloque em recipiente lacrado e escuro, como latas de mantimentos que não surgem bichos. Se tiver com muito bicho o melhor é se desfazer. Se tiver pouco, tire limpando a camomila e coloque em saco de pão, lata ou algo escuro, sempre bem lacrado. Só aparecem bichinhos por causa da claridade. Espero ter ajudado. Abraços, Equipe Mei Mei

  • Boa tarde!
    Sei das propriedades que o cha de camomila tem para a pele, e estou pensando em prepara e deixar em um borrifador da geladeira para usar como uma “agua de beleza” gostaria de saber o prazo que posso deixar na geladeira para essa finalidade e se posso deixar fora da geladeira tbm (prazo).
    Agradeço a atenção.

    • Maiara, bom dia! A sua ideia é boa, porém, o chá só pode ser usado nas primeiras 24 horas, senão perde-se os principios ativos existentes na flor. O que existe é uma água termal ou hidrolato de flores, que mantém as propriedades devido aos conversantes naturais que possui. O que você pode fazer seria um extrato glicólico da camomila e com ele fazer um sabonete medicinal para lavar o rosto. Existem várias receitas prontas, mas a mais fácil é com glicerina. Qualquer dúvida, estamos aqui. Abraços,

    • Olá Mauricio,

      todo chá só tem propriedade se usado ou tomado dentro de no máximo 24 horas. O ideal é fazer o chá, e usar logo em seguida. No seu caso, deixe apenas esfriar para usar. Quanto mais o tempo passa, menos propriedade no chá, ok? Um abraço.

  • Eu guardo o chá de camomila em um recepiente de plástico den tropical do armário que se mantém fechado. Posso ou tenho que guardar em recepiente de vidro.

    • Olá Lucas.

      Analise se houve alteração na coloração erva. Em uma lata, fora de fontes de calor, a camomila pode durar 6 meses.

  • Oi. Hoje tbm identifiquei bichinhos no chá, já havia ocorrido outras vezes e já havia me dado por conta do consumo rápido. Mas hoje me ocorreu outra coisa… faço almofadinhas para cólicas de bebê com a camomila… em tecidos, então fica arejado… geralmente as mãezinhas esquentam a almofadinha no micro, por uns 5,10 segundos. E aí? É possível que dê bichinhos tbm? Apesar de natural, acho que não seria agradável para as mães… o que faço?

    • Olá Agda,

      Os bichos não interferem no sabor do chá sabe? Mas, claro que ninguém gosta de ver bichinhos saindo da erva. No caso, se suas almofadas vão no microondas antes, é possível que não haja bicho, porque o microondas aquece a água dos alimentos (no caso do bicho também) e possivelmente, ele morrerá. Mas as ervas são o reflexo de um sistema mutual e por isso é sempre possível que outros bichos estejam ali. Se acontecer, mostre ao cliente que é assim que é trabalhar com a natureza. Um abraço.

  • Boa tarde por gentileza estou com uma dúvida à respeito da camomila,comprada à granel! faço almofadinhas anti cólicas e elas são de tecidos e feltros,sof,etc….as preencho com painço e florezinhas de camomila,e algumas coloco TB erva doce TB à granel.Hj uma, cliente que comprou uma dessas emdezembro me devolveu pois apareceram larvas ….estou muito preocupada e ao mesmo tempo acho impossível pois já fiz muitas e essas do fim do ano fiz com a mesma camomila que tem prazo de validade “2019”, embora não a tenha comprado com vcs… será que poderiam me dizer se isso realmente é possível?grata pela atenção

    • Olá Cecília.

      É possível. Depende do processo de secagem, colheita, armazenamento, mas é possível que aconteça sim. Porém, como você usa outros ingredientes junto, pode ser que não seja exatamente da camomila mas sim da erva doce ou do painço. De qualquer forma, é algo que pode acontecer com o calor e um armazenamento inadequado (não o seu,mas da pessoa que comprou também).

      Um abraço.

  • Isso aconteceu comigo também percebi no mesmo dia mas estava cheia de bichinho a jarra que eu fiz o chá serra que devo me preocupar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *