Outono e dica de chá calmante

dica

Finalmente, o friozinho de outono chegou e a dica de hoje é um chá calmante. Nas feiras que a MeiMei participa o carro chefe de vendas é o #blend2, uma mistura calmante.  Se você ainda não adquiriu nosso blend e passa noites em claro, vai gostar dessa receita.Você vai relaxar com duas frutinhas que todo amante de frutas tem em casa. O maracujá e a maçã. Na foto, tenho apenas a maçã desidratada, pois meu marido levou de sobremesa nossas maçãs. Entretanto, você pode fazer com a maçã in natura de qualquer espécie, pessoalmente gosto da Fuji. E, lembrando, chá não é para tomar apenas quando está doente. Chá faz bem todos os dias. Use de forma terapêutica.

Vamos lá, porque maçã e maracujá? A maçã é rica em taninos e flavonóides que são fitonutrientes. Os fitonutrientes são nutrientes existentes em plantas que podem ser usados para promover nosso bem estar. Na maçã os fitonutrientes encontrados são antioxidantes, antiinflamatórios e adstringentes. É uma fruta que previne o envelhecimento precoce, além de inúmeros benefícios como, prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon, próstata e de mama. Ela ainda possui várias vitaminas, entre elas a B1, B2 e B3. E o maracujá? Rica em vitaminas A, C e algumas do complexo B, o maracujá é um calmante natural. Em suas sementes e nas raízes temos um excelente vermífugo que é passado para o suco ao batermos. Mas, atenção! Não precisa bater o suco até esmigalhar todas as sementinhas, aquela batida leve já retira das sementes as propriedades necessárias. O maracujá também é diurético. Porém, necessita ser usado com moderação, pois pessoas com pressão baixa podem ficar sonolentas, causando quedas e outros acidentes. Um outro fato é que temos muitas espécies de maracujá no Brasil e algumas são mais ácidas e podem atacar o fígado se ingeridas em excesso.

Bom, agora que tivemos esses esclarecimentos, cadê a receita? Anotem:

3 xícaras ou 900ml de água
Coloque nessa água 2 colheres da polpa do maracujá e uma maçã em cubos para ferver por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara, uma hora antes de deitar.

Em casa,  não adoçamos chá. Mas, caso queiram potencializar os efeitos, usem uma colher de chá com mel para uma xícara e 5 gotinhas de própolis. O própolis é um potente antiinflamatório e seu uso não deve acontecer somente quando a doença está instaurada, mas como preventivo. Para os veganos, uma boa dica é adoçar com açúcar demerara. A maçã normalmente deixa o chá adocicado, então  até crianças tomam sem fazer careta.

Se fizerem o experimento em casa, quero fotos!

1 comentário em “Outono e dica de chá calmante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *