O que é Infusão? Mei Mei te ensina.

Fitoterapia, do grego phito (planta), therapia (tratamento), tratamento através das plantas. Já o dicionário Oxford define a Fitoterapia como tratamento ou prevenção de doenças através das plantas medicinais. O tratamento com ervas medicinais possui em sua trajetória registros de utilização há 6000 mil anos. E como o homem sabia a maneira correta de preparo das ervas medicinais? Voltando 2 mil anos na história, na época do surgimento da MTC – Medicina Tradicional Chinesa,  alguns livros contam a lenda de um imperador chinês que estava sentado depois da batalha embaixo de uma árvore e um pequeno caldeirão esquentava a água para seu banho, quando algumas folhas de camellia sinensis soltando-se dos galhos, cairam nessa água e ali fora preparada a primeira infusão. O cheiro atraiu a atenção do imperador e após ingerir o líquido o homem se sentiu vigoroso, cheio de vida e forte como um cavalo. Camellia sinensis é o nome científico da folha do Chá Verde. Futuramente, conheceríamos outras oxidações da planta, como: Chá preto, chá amarelo, chá vermelho entre outros, provenientes da mesma espécie.

Apesar do uso da Fitoterapia em várias culturas e tempos históricos variados, no Brasil ela é recentemente estudada. Há uma frase do livro The Yellow Emperor´s Classic of Medicine que diz: “Combater uma doença depois que ela se manifesta é como tentar cavar um poço depois que se tem sede ou fabricar uma arma depois que a guerra começou.” Trazer essa frase para esse texto tem o intuito de mostrar a riqueza da diversidade que temos em nosso País e que não aproveitamos como deveríamos. O brasileiro sempre associou a bebida chá com doenças, quando na verdade ela é o paliativo que necessitamos para não precisar cavar um poço em meio a sede.

Mas, o que diz a literatura sobre o preparo de ervas medicinais? Aos poucos o homem foi desvendando os modos de preparo de cada espécie. Atualmente, temos catalogadas aproximadamente 100 mil plantas nacionais e cultivadas e destas muitas são de preparo por infusão, outras por decocção e outras tantas por maceração. Hoje vamos tratar da infusão. O que é infusão?

Infusão é o preparo de uma planta onde o ato de verter água a uma temperatura entre 90/95º  graus fará com que suas propriedades ativas e aromáticas sejam depositadas no objeto, seja ele uma xícara, bule, moringa e outros que escolhemos para o preparo da erva medicinal.

E quais seriam as plantas apropriadas para o preparo de uma infusão? Plantas ricas em óleos voláteis, como flores, folhas, caules macios e todo tipo de inflorescência aromática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *