Saiba tudo sobre a Canela

A canela está na lista das especiarias antigas e, assim como várias plantas, ela também possui outras espécies diferentes da riquíssima canela extraída no sudoeste da Índia e Sri Lanka (Cinnamomum zeylanicum). Ela pode ser encontrada em diversas formas: óleo, extrato do pó seco e, por ser absurdamente aromática, seu insumo é utilizado em incensos, chás, licores, cremes dentais, perfumes e cosméticos. O sabor é inconfundível, forte, adstringente e picante, realçando pratos, sobremesas, sendo usada em inúmeros pratos orientais. No Ocidente é mais utilizada nas sobremesas para realçar sabor. Aqui no Brasil usamos na canjica, arroz doce, curau, entre outros. 

Em algumas terapias integrativas seu óleo tem a finalidade de tonificar o corpo durante as massagens e atua como facilitador da circulação sanguínea. Uma curiosidade é que era usada no antigo oriente incorporada ao vinho de tâmaras como remédio para febre, mas, foi na China e países asiáticos, que seu uso passou a ser medicinal, servindo para fadiga, depressão e como tônico do sistema respiratório e digestório. Em forma de chá era usado para tosse, resfriado, dores de estômago e diarreia. Com o avanço dos conhecimentos e pesquisas, passou a ser usado no difusor para espantar agentes patógenos, como vírus da gripe. Já o incenso é um purificador de ambientes e um poderoso calmante. No misticismo acredita-se que a canela traz prosperidade.

Na Indonésia, a espécie Cinnamomum verum é chamada por kayu manis, que significa “madeira doce”. Já a espécie Cinnamomum cassia, conhecida por Canela da China teve sua primeira descrição cientifica no século XVII e era chamada de Laurus Cassia e, apenas um século depois, teve o nome científico alterado para o gênero Cinnamomum. 

No Brasil, usamos a canela java ou jawa que é da espécie Cassia ou, Canela em Pau. Há quatro tipos de canelas e, com exceção da canela do Ceilão, as demais: Cassia, Saigon e Korintje são consideradas Cassia, pois são semelhantes entre si. O que varia é: cor, forma, sabor e quantidade de cumarina. A do Ceilão possui baixos níveis de cumarina e não é dura igual as demais, podendo ser quebrada a mão com bastante facilidade.

Já as canelas que possuem alto teor de cumarina tem o poder anti-inflamatório e antimicrobiano. E a do Ceilão atua no trato digestório, estimulando as secreções digestivas e agindo como calmante. 

No nosso chá Potência usamos a canela em sinergia com demais ervas para auxiliar nos treinos, já que a combinação atua no aumento da termogênese, aumentando calor para queimar gorduras e transformá-las em energia.

Conheça nosso Chá Potência!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *