Série Plantas e Planetas Signo Câncer
Há tempos quero escrever sobre esse aspecto que, pessoalmente acho bem interessante, que é a ligação entre as plantas e planetas. Esse texto dá início à Série Plantas e Planetas Signo Câncer. Gostaria de ter iniciado no solstício de inverno quando termina o signo de Gêmeos. Mas, flexibilidade é algo que aprendemos com o tempo e aprendi que ok… se não for da maneira planejada, vai dar certo de qualquer forma.
Antes de iniciar quero dizer que só divulgarei o nome do livro base de estudos, após terminar os 12 signos do Zodíaco. Ah, mas por quê? Por que quero envolvê-los na minha percepção sobre o livro e não apenas na ideia da autora.
Dado o recado, vamos começar…
O signo que marca o mês que inicio a série é regido pela Lua. É um signo do elemento água que representa os sentimentos, as emoções e a capacidade de amar. Astrologicamente é um signo cardinal, cujo significado apresenta os seguintes aspectos: espontaneidade, agilidade e liderança. A natureza de sua polaridade é Yin e, portanto mais introvertidos e interessados em experiências subjetivas.
A pessoa regida sob o signo de Câncer ou que tenha em seu mapa astral, aspectos desse signo, são muito sensíveis, ligados à infância e família. De natureza intuitiva faz uso das emoções ao invés da razão, é romântico, artístico e sonhador. Por ser um signo muito ligado aos aspectos maternos, gosta de cuidar do outro, nutrir, acalentar. Porém, para se proteger pode ficar doente (psicossomática) ou apresentar tendência à hipocondria.
Normalmente, a pessoa regida por esse signo tende a acumular bens materiais para se proteger do aspecto emocional fragilizado. A analogia perfeita é a carapaça do caranguejo que é dura e inquebrável por fora, pois pretende proteger a parte sensível que há dentro.
O Dom Juan…
Cancerianos normalmente não invadem a intimidade do outro e não gostam que invadam a sua. Precisam de muita confiança para criar vínculos e se expressarem. Dificilmente desfazem um casamento, por não desejarem perder o lar. Se agredido, se fecha completamente e fica remoendo os sentimentos. Outro aspecto de Câncer é o boêmio, Dom Juan que vive buscando no feminino os aspectos feridos de sua mãe (quer tenha sido abandonado ou tenha abandonado), é um ser errante que gosta da noite, farra e bebedeira. É impaciente e muda de humor de acordo com as fases da lua seu astro regente.
Pode apresentar várias doenças ligadas ao elemento água e seu regente, a Lua. Aqui, citarei as mais comuns, são elas: anemia, diabetes, carências alimentares, gastrite crônica, miomas uterinos, tumores, problemas digestivos, esofagite e depressão. Para não estender o texto explicarei como se faz a ligação da doença e seu elemento ou astro regente. No caso, usarei o último exemplo, a depressão. Câncer é regido pela Lua, astro que favorece o estado melancólico e contemplativo. Por ser um signo do elemento água seu maior desafio é lidar com as emoções, pois possui tendência à introspecção. Entendendo esses aspectos e conhecendo mais a si mesmo a pessoa regida sob esse signo conseguirá compreensão maior do seu estado.
As Plantas…
Agora, vamos às plantas que auxiliam cada caso específico:
Anemia: Angélica, Beterraba e Peônia
Diabetes: Lótus, Aspargos e Jaborandi
Carências alimentares: Panax ginseng, Beterraba, Rabanete
Gastrite Crônica: Espinheira Santa, Guaçatonga e Alcaçuz
Miomas: Angélica, Peônia e Marroio-Branco
Tumores: Ipê roxo e Ruibarbo
Problemas digestivos: Sálvia, Louro, Gengibre, Ginseng e Alcaçuz
Esofagite: Espinheira Santa, Alcaçuz, Gengibre, Saxífraga
Depressão: Erva de São João e Kava-kava
É claro que outras ervas podem ser utilizadas em conjunto com as citadas pela autora. Inclusive, utilizar ervas levando em consideração o ascendente, lua e outras conjunturas do mapa natal da pessoa que tomará o blend.
Espero que gostem e em julho farei o texto referente ao signo de Leão.
Gostei muito de ler sobre o canceriano.
Impressionante como cai como uma luva, né? Igual metafisica da saúde do Valcapelli. Parece que tem uma câmera em casa vendo nossos passos. rs