Saiba tudo sobre esse alcalóide
O que é cafeína?
Em 2019, quando ainda fazíamos feiras, era comum alguém nos perguntar quais blends da nossa linha não possuíam cafeína. Fosse por recomendação médica, ou porque a pessoa era intolerante aos efeitos da cafeína, mostrávamos o portfólio daqueles chás que a pessoa poderia levar. Mas, afinal, o que é cafeína?
A cafeína faz parte do metabolismo secundário de algumas plantas, os alcaloides, do grupo chamado: xantinas. Na planta, o alcaloide tem gosto amargo afugentando predadores e protegendo contra patógenos. Os medicamentos farmacológicos mais utilizados para dor são análogos dos alcaloides de diversos grupos. Sou apaixonada pelos alcaloides por causa de um livro, Dicionário Agatha Christie de Venenos, que ganhei da minha filha. A autora do livro esmiuça se existiu precisão no método, se Agatha acertou no veneno utilizado e o modo como ela “mata” seus personagens fictícios. Traz também casos reais de pessoas, que lendo sobre alcaloides tentaram se safar da justiça utilizando plantas cujo veneno é eliminado rapidamente do sangue, para matar a esposa e receber seguro de vida, entre outros casos.
Agatha foi farmacêutica durante a primeira guerra e usou seus conhecimentos na literatura com grande conhecimento técnico. Poucas vezes “errou” na descrição de como ocorreu a morte por ingestão de alcaloides.
Café e Cigarro
Possivelmente, o alcaloide mais consumido no mundo atualmente é o café. E preciso dizer, todo alcaloide causa dependência e efeitos colaterais. Ele é maravilhoso para dores. Mas, seu uso prolongado causará abstinência quando você deixar de fazer uso. A famosa “tremedeira” ou “dor de cabeça” porque não tomou o cafezinho tá aí para comprovar. A crise de opioides nos EUA mostra o perigo do seu uso sem prescrição na indústria farmacêutica. Ainda bem que nossa ANVISA é rigorosa no uso de alcaloides no Brasil e o fentanil, um poderoso opioíde que adentrou em terras Brasilis tem seu uso bem controlado.
Outro alcaloide conhecido de vocês é o cigarro, que contém o tabaco. Aliás, mexer diretamente com plantação de tabaco traz sérios riscos para o agricultor, pois o tabaco é altamente tóxico. Para finalizar, mais um alcaloide conhecido, o chá verde que é excelente para dores de cabeça, deve ter seu uso pausado para que o fígado tenha um descanso. Claro que isso é para quem toma cápsulas constantemente. O chazinho matinal não fará mal se respeitada as dosagens.
O maior erro que vejo é das pessoas exagerando na dosagem. Para isso, lembrem-se da famosa frase de Paracelso: “A diferença entre o remédio e veneno, está na dose.”
Quais chás nossos tem cafeína?
Os chás da nossa linha que contém cafeína são: