“Que o alimento seja a tua medicina e a medicina seja o teu alimento”.
6º – O Naturólogo/Naturopata deve conhecer as indicações e propriedades de todos os alimentos que a natureza oferece e estabelecer as plantas individualizadas para cada caso particular.” – Plantas Terapêuticas – Novaes, João.
Esse é o sexto mandamento de uma lista de dez que os Naturólogos, Naturopatas e Homeopatas devem seguir a fim de ajudar as pessoas. O texto que trazemos hoje para o blog trata da questão das terapias alternativas e sobre a expectativa e realidade das pessoas que fazem seu uso. Na maioria das vezes, desejamos o efeito imediato das terapias para um problema recorrente. Vou citar um exemplo pessoal para elucidar melhor a questão. Quando comecei o tratamento terapêutico com florais queria o resultado rápido e cheguei a questionar se o efeito era real ou sugestionado. Através do auxílio de uma profissional pude perceber que a reação que tinha em obter um resultado rápido gerava ansiedade e consequentemente a ansiedade não me deixava aproveitar os possíveis resultados.
Resumindo, acreditava que aquilo não funcionava para mim. Mas, a julgar pelo livro do autor citado acima, tanto os remédios homeopáticos, a acupuntura, auricoloterapia e tantas outras terapias em geral tentam equilibrar a energia vital do ser humano. Oras, equilibrar algo em desequilíbrio demanda tempo e paciência. E porque então queremos um resultado imediato? Temo que isso ocorra devido à rápida mudança em nossa sociedade que acabou por nos tornar seres imediatistas. Sofremos devido à rotina massacrante a que estamos fadados a viver. Como relaxar quando a mente está a mil?
Quando desenvolvemos uma mistura/blend para algo específico, analisamos a ação das plantas que já foram estudadas por um autor. Baseamo-nos no conhecimento prévio de alguém e colocamos nossa dose de subjetividade em prática, mesclando conhecimentos. Isso quer dizer que acreditamos que aquelas determinadas ervas, tomadas de forma contínua trarão benefícios para quem as ingere. E, a natureza é sábia. Temos de usá-la de forma respeitosa. As instruções contidas tanto na toma de florais, dos chás e outras terapias naturais devem ser seguidas à risca. Tudo em excesso fará mal e tudo mal ministrado não terá efeito.
Além disso, em algumas pessoas os efeitos são muito rápidos. Em crianças, por exemplo, quando ministramos florais os efeitos são perceptíveis em pouco tempo, isso porque as crianças não possuem tantas couraças ou “cascas de cebola” que precisam ser retiradas para chegarmos à essência, que é o ser saudável.
O que desejo trazer à tona é que ao adquirir um produto natural dê tempo para que ele aja de acordo com suas expectativas, pois a realidade é que tudo que é natural faz bem, mas leva tempo. Insista no seu uso. E, junto com a terapia escolhida, medite ou faça uma sessão de relaxamento que lhe auxiliará no processo como um todo.
Abraços, Equipe MeiMei