Inglaterra
Chás pelo mundo: A duquesa esfomeada e o Chá das cinco
Essa duquesa esfomeada que tomava chá com leite contribuiu com o gosto pela bebida na Inglaterra. Mas, antes do chá das cinco ser uma tradição inglesa, a bebida já era consumida pelos portugueses. O hábito foi levado para terras estrangeiras em 1662, por Catarina de Bragança que se casou com o rei Charles II. Os portugueses descobriram o chá no Oriente que vinha da China via Macau, colônia portuguesa na época. Na Inglaterra, toda corte adotou o hábito e aproveitavam a ocasião para exibir suas louças e esbanjar suas riquezas ao receber amigos e demais membros da realeza. O hábito foi tão assimilado pela cultura que foi até motivo de problemas políticos entre a Inglaterra e suas colônias. A Lei do Chá, que impedia que as colônias comercializassem as especiarias, ou seja, criava o monopólio inglês, foi motivo de revolta por parte dos americanos.
Bom, voltando a duquesa esfomeada, a tal Anna Maria Russell. Ela sentia uma fome incontrolável entre o almoço e o jantar e tomava um chazinho com leite, adoçado com açúcar e biscoito para amenizar esse vazio. Bendita duquesa de Bedford! No século XIX o hábito se popularizou e toda população passou a ter acesso a essa bebida deliciosa.
E porque às 17h? Os historiadores contam que a expressão é figurativa, pois o chá está para os ingleses como café para os brasileiros. Ainda hoje o hábito de tomar chá nessa parte do mundo, está relacionado à cultura da celebração, pois é um momento de estar entre amigos, bebendo e comendo (muita coisa pra comer) e se divertindo. Entretanto, o horário já é mais flexível. Pode ser tomado em qualquer hora do dia ou lugar.
Fonte: Comida e Sociedade – Carneiro, Henrique